Dispositivo promete aliviar dores musculares

Os remédios antiflamatórios podem estar chegando ao fim para tratar lesões musculares com a criação do Queel, um dispositivo werable que estimula os nervos da perna para bloquear os sinais de dor.

A tecnologia não é a primeira a utilizar a estimulação elétrica para combater a dor. Tecnologias semelhantes tem sido utilizadas desde a década de 1970. A diferença está em seu funcionamento: o dispositivo desencadeia opióides (grupo que produz ações a insensibilidade a dor) naturais no cérebro.

A empresa norte-americana responsável pela inovação trabalhou com engenheiros e designers para fazer uma versão da tecnologia que possa ser utilizada todos os dias. O Queel também monitora a atividade do sono do usuário. Com isso, é possível acompanhar ao longo do tempo os fatores que colaboram para a diminuição da dor, o que pode significar mais descanso à noite ou mais exercício físicos durante o dia. A empresa planeja usar os dados do aplicativo do dispositivo para estudar a sua performance.

No momento, foi lançado um projeto de financiamento coletivo no Indiegogo para coletar recursos financeiros para a Queel. A empresa pretende laçá-la no mercado ainda este ano.