A tecnologia digital invadiu, praticamente, todos os mercados. Há quem veja nesse novo panorama não somente a oportunidade mas também a solução de muitos problemas sociais. É  o que mostra o World Summit Youth Awards, evento mundial da ONU, que será realizado em São Paulo nos próximos dias 15 e 17 de junho.

Em sua sétima edição o WSYA chega pela primeira vez no Brasil, em parceria com o Project Hub, para premiar empreendedores da economia criativa, com até 30 anos, focados em trazer novas formas de lidar com a dinâmica social.

wsya2011-all-icons

"O ecossistema brasileiro de empreendedorismo está conquistando relevância e mostra que o país é um dos lugares estratégicos no desenvolvimento de inovação para o desenvolvimento sustentável e negócios de impacto social", diz Lucas Foster, do Project Hub.

¨O alcance dos aparelhos de celular e o crescente aumento das vendas de aparelhos smartphone mostram que, em breve, todos poderão assistir vídeos, baixar aplicativos e acessar conteúdo relevante na palma da mão. É o sinal da mudança de paradigma e da relevância das novas tecnologias na resolução de problemas.¨

Dentro da premiação, as iniciativas estão relacionados a seis diferentes categorias, conforme as metas da ONU: luta contra a pobreza, fome e doença; educação para todos; empoderamento das mulheres; valorização da cultura local; meio ambiente e sustentabilidade; e busca da verdade.

A premiação final ocorre no dia 17, no Memorial da Integração, quando os vencedores serão revelados. Entre os finalistas, está o projeto de um brasileiro, do Estado de Pernambuco, que tem como objetivo ajudar  pessoas com deficiência visual.