Quem mora em metrópole sabe que uma das coisas que mais incomoda é o constante barulho de carros, motos e afins. Porém, de acordo com uma pesquisa sueca, os ruídos do dia a dia podem gerar maior gordura abdominal.

O estudo feito em Estocolmo, publicado no jornal "Occupational and Environmental Medicine", mostra que pessoas que moram próximos à região de barulhos como trens, ônibus e aviões, tiveram um crescimento significante da área abdominal.

Créditos:

Foto: tbradford/iStock

 

Para fazer o teste, a pesquisa acompanhou cerca de 5 mil homens e mulheres suecas, que moravam em áreas suburbanas e semi-rurais de Estocolmo e analisou a exposição de ruídos do tráfego rodoviário.

Após os testes, os indivíduos passaram por exames médicos e por meio dos resultados foi possível identificar a causa do problema. O estresse causado pela poluição sonora é o causador do aumento de gordura.

Essa ligação foi resultado de uma combinação de dados sobre o nível de ruído com o índice de massa corporal (IMC), circunferência da cintura e relação cintura-quadril, utilizando números da Organização Mundial de Saúde como base.

"O ruído do tráfego pode influenciar suas funções metabólicas e cardiovasculares por meio de distúrbios do sono e estresse crônico", disse Andrei Pyko, principal autor do estudo, do Instituto Karolinska, da Suécia, ao site "O Globo".

Via CMais